Últimas edições

2021 . 1ª Edição

  • Confinamento

    A 1ª Semana da Sustentabilidade de Mafra começou com o grande desafio de organizar um evento remoto dedicado às melhores práticas sustentáveis, sob o mote: “uma semana verde onde será possível aprender de forma inovadora e sem sair de casa”.

  • 4 dias, 4 temas

    Durante 4 dias foi debatida a importância da sustentabilidade e da integração de práticas sustentáveis nos negócios em 4 áreas fundamentais e estratégicas: Smart Cities, Indústria Agro-alimentar, Economia do Mar e Turismo.

  • Talks

    O programa esteve focado em talks, debates e webinares, num conceito inovador onde se privilegiou um ambiente de co-aprendizagem e se promoveu um espaço de diálogo entre os diferentes agentes do sector.

2022 . 2ª Edição

  • Comunidade

    Na 2ª edição da Semana da Sustentabilidade de Mafra e, pela primeira vez, em formato presencial, apostou-se na criação de comunidade e na fomentação de networking entre participantes, oradores e especialistas.

    Foram seis dias imersivos dedicados aos negócios sustentáveis, com palestras, workshops, iniciativas dedicadas a projetos inovadores na área da sustentabilidade, e com novas iniciativas como o Ericeira Green Market e a Caminhada pela Sustentabilidade.

  • Caminhada

    Numa agradável manhã de sábado, juntámos a comunidade numa caminhada pela costa da Ericeira. Um percurso de 2.4km que começou junto ao mar, na Foz do Lizandro, passou pelo centro da vila e terminou no Ericeira Green Market, na Ericeira Business Factory.

  • Green Market

    A 1ª Edição do Ericeira Green Market decorreu durante a Semana da Sustentabilidade de Mafra, na Ericeira Business Factory, no centro da vila - um mercado de marcas que têm como prioridade a sustentabilidade ambiental, social e económica.

2023 . 3ª Edição

  • Visitas às empresas

    Na 3ª edição da Semana da Sustentabilidade de Mafra visitamos as empresas do concelho de Mafra e concluímos, com bastante satisfação, que além da aposta na capacitação económica e social, a Sustentabilidade é uma importante aliada.

  • Caminhada

    Numa agradável manhã de sábado, juntámos a comunidade numa caminhada pela costa da Ericeira. Um percurso de 2.4km que começou junto ao mar, na Foz do Lizandro, passou pelo centro da vila e terminou na Ericeira Business Factory.

  • Conferência

    Realização da Conferência “Sustentabilidade nas Empresas: impulsionar a mudança de dentro para fora”. Hélder de Sousa Silva, Presidente do Município, sublinha que “caminhamos seriamente para a insustentabilidade do recurso água” e que “a sustentabilidade tem que estar centrada no triângulo económico, social, ambiental”.

2024 . 4ª Edição

  • Conferência 'Dia Nacional do Empresário'

    A 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 “𝗗𝗶𝗮 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗘𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼” foi um momento marcante no desenvolvimento empresarial no Concelho de Mafra. Além de reconhecer e valorizar o contributo dos empresários para a economia e crescimento sustentável local, foram abordadas temáticas essenciais para o crescimento das PME, tais como, estratégias para práticas sustentáveis e economicamente circuláveis, incentivos e financiamento na era da sustentabilidade, inteligência artificial, e ainda o lançamento oficial no novo podcast “Vozes de Negócio: Conversas com Líderes e Empreendedores”.

  • In the circle: Inspiring change through sustainability

    Realizamos o Business Breakfast com uma convidada especial, Patricia Imbarus, fundadora de uma das mais importantes cimeiras internacionais dedicadas à ação climática e justiça social: The Ethical Assembly. Sendo a Sustentabilidade um dos pilares estratégicos da Business Factory, este foi um momento de profunda conexão com os nossos empreendedores, tendo sido abordadas estratégias de inovação e empreendedorismo social rumo à aceleração da transição verde. Momentos para fomentar relações, criar sinergias e enriquecer o conhecimento.

  • Magusto

    O Magusto realizado na Ericeira Business Factory marcou o início do Mês da Sustentabilidade, combinando tradições culturais com uma abordagem de consciência ambiental.
    Com destaque para as castanhas assadas e a partilha de histórias, o Magusto decorreu num ambiente acolhedor e alinhado com os valores da sustentabilidade e com o fortalecimento das relações comunitárias.
    Além disso, foi um momento de troca de ideias sobre como pequenas ações podem contribuir para a sustentabilidade económica e social, e para a preservação ambiental, reforçando o compromisso do concelho de Mafra com o desenvolvimento sustentável.